"E não seja conformado com este mundo, mas seja transformado pela renovação do seu entendimento [mente], para que
experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

(Rm 12:2)


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Expostos pela Palavra



Sabe quando você ouve sobre um assunto da Palavra de Deus, e quanto mais você ouve, parece que mais a sua cabeça fica bagunçada, e então diz "ei, está ficando tudo uma bagunça!", é nesses momentos que a luz da Palavra está entrando na sua mente, e ela não está bagunçando, ela está iluminando aquilo que está dentro de você, para que encontre onde está o problema, o que está errado.
Posso garantir que esse é um dos aspectos quando somos expostos pela Palavra, somos iluminados, recebemos luz para vermos a nossa realidade. Mas a Palavra de Deus tem características, que muitas vezes quando nós expomos a nossa vida diante dela, não gostamos muito, principalmente quando ela nos adverte, nos corrige...

Uma das características da Palavra de Deus é como a àgua que nos limpa da sujeira. Quando eu era criança adorava brincar com terra e fazer bastante barro...Qual criança não gosta de fazer castelinhos de barro, não? E eu me lembro que eu ficava um tempão bricando, e o barro secava nos meus pés, nas pernas, e quando eu ia entrar em casa pra tomar um banho, minha mãe lá no portão dizia, "espere que vou tirar o "grosso" da sujeira com a àgua da mangueira" Ahh...às vezes o barro estava tão seco que chegava doer de tanto que forçava a pressão da àgua nos pés, ficava vermelho, mas o que eu quero que vocês entendam com essa ilustração, é que a Palavra de Deus age da mesma forma, ela nos limpa das imundícies, da sujeira, para que possamos viver uma vida limpa diante de Deus e dos homens. Às vezes quando começamos ouvi-la e ela começa machucar, ferir algo que está dentro de nós, ela está nos limpando como uma torrente de àgua tirando tudo o que nos tem contaminado, e essa àgua, galera, não é da mangueira do quintal, é a àgua poderosa pra mudar nossas vidas.

Por isso em muitos lugares, muitas pessoas que têm frequentado os cultos, ouvido a Palavra de Deus, seja de qualquer forma possível, têm se colocado numa posição onde  a Palavra de Deus não pode entrar e transformar suas vidas, pois não querem ser expostas por ela, ela é dura, machuca.

Digo mais uma vez: pessoas que têm ouvido a Palavra. Então paramos, para analisarmos a nossa vida, será que muitas vezes que estamos ouvindo a Palavra de Deus mas não estamos nos expondo à ela?

Precisamos tomar a consciência de que o intuito da Palavra de Deus é não deixarmos da mesma forma, se realmente não desejamos isso, então tudo o que fazemos diariamente de irmos às nossas igrejas, de dizermos com a boca "cheia" que somos crentes e filhos de Deus, é em vão.

"Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:23-25

É possível escutarmos e não ouvirmos. Aquele que ouve toma pra si, já não é apenas ouvinte, mas praticante; porém, aquele que apenas escuta, esquece após ter escutado, e não faz nada com aquilo que escutou. Quando recebemos algo da parte de Deus, é necessário abrir nossos corações para entender a Sua vontade, por isso, não se esconda, não finja que não é com você, porque a Palavra de Deus pode sempre te encontrar, mas o operar dela na sua vida, sempre vai depender da sua disposição em se expor à ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui